Ter uma mente investigativa, criativa, inovadora e estar sempre motivado e interessado na busca do conhecimento, é o papel do Profissional de Biologia. O biólogo apresenta uma formação fundamentada no conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização, evolução e relações com o ambiente. Portanto, trabalhar com plantas ou animais é muito comum para esse tipo de profissional. Contudo, nos últimos tempos, a atuação do biólogo se liga também a assuntos que tratam da manipulação de genes, como clonagem, genoma humano, alimentos transgênicos, entre outros. O biólogo tem a responsabilidade de se esforçar para que o conhecimento por ele produzido e divulgado seja aplicado para suprir as reais necessidades das pessoas.
Ele pode, dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação. Mesmo assim, muitas vezes o biólogo tem dificuldades de ingressar no mercado trabalhando nessas áreas, pois muitas delas não são exclusivas da profissão. Porém, o campo de atuação do profissional de Biologia é certamente um dos mais amplos de todas as profissões. Nos últimos anos, a Biologia tem crescido significativamente e, dessa forma, tem ultrapassado as barreiras de outras áreas de conhecimento, permitindo ao biólogo um campo profissional muito mais abrangente e atrativo.
Vale lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma universitário, também são biólogos que exercem a profissão de educador. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na Medicina, no controle de pragas, Biotecnologia e na preservação ambiental. Na maioria das vezes, ao incluir seu curso, o profissional procura se especializar em algumas das áreas relacionadas ao curso como, por exemplo, pode optar pelos cursos de bacharelado em Ecologia, que prepara biólogos para atuar em análise ambiental, licenciamento ambiental e pesquisa com comunidades animais e vegetais. Este profissional de Biologia estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer. Mesmo assim, neste último campo os biólogos vêm se destacando atualmente, devido a função da divulgação da mídia. Os meios de comunicação acabam mostrando este lado da profissão mais do que os outros. Isto não é de todo o mal, pois a mídia consegue, deste modo, mostrar ao grande público a importância da preservação do nosso ambiente.

1 fuxico (s):
o que realmente voces fazem em prol do curso de biologia, pois entrei agora e só o que vi foi um pessoal perdido e chato.E o cara, que se diz "presidente", sem comentario, é totalmente sem noção
Postar um comentário